Mix Massagem
Notícias, artigos, dicas e muito mais!

Um portal dedicado à saúde, bem-estar
e qualidade de vida, com informações,
artigos, dicas e notícias de massagem,
terapias alternativas, reabilitação, 
estética e muito mais.


MENU


Publicado em 29/08/2017
Compartilhar com o Facebook Compartilhar



A técnica da massagem holística

como funciona e pra que serve

 
A aplicação dos poderes de cura através do toque é caracterizada como massagem holística. A técnica leva benefícios de diversas formas, para os seguintes setores: 
A aplicação dos poderes de cura através do toque é caracterizada como massagem holística. A técnica leva benefícios de diversas formas, para os seguintes setores: Corpo  /  Mente  /  Espírito

A massagem holística soma a tradição de muitas culturas. Além disso, sua prática ultrapassa os milhares de anos, sendo herdada de sacerdotes e pajés. Porém, apenas recentemente a técnica conquistou seu espaço como profissão legalizada no Brasil, pois antes era vista pelas autoridades como uma atividade clandestina.

Hoje, o governo federal reconhece o sindicato que representa o setor nacionalmente, há registros municipais que também comprovam a transparência no exercício da função de massagista holístico e também existe a Carteira de Terapeuta Holístico Credenciado (CTHC), sendo uma importante conquista no setor, porém não havendo nenhuma legislação que obrigue o profissional a tê-la. 

Com tantos aparatos documentais, o profissional se sente mais seguro na realização da atividade e a sociedade confia mais na massagem holística para combater alguns dos principais problemas do século, que são:

Estresse físico  /  Estresse emocional  /  Ansiedade  /  Exaustão




Funções do massagista holístico

como funciona e pra que serve

 
O paradigma holístico se torna a principal ferramenta de trabalho do profissional. Com isso, são levados em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos, ou seja, há toda uma análise do paciente, não apenas em aspectos físico, como também emocional e espiritual. Tais processos não se restringem a uma única técnica. Igualmente, existem métodos variados para as mais distintas situações.

Diante disso, quem quer que seja tratado através da massagem holística obterá uma melhora da qualidade de vida. Assim, é feita uma avaliação energética para identificar possíveis desequilíbrios, os fatores causadores e que consequências acarretam ao indivíduo. A massagem holística se vale de todo aparato terapêutico holístico para que o paciente esteja em seu autoequilíbrio.

Em uma visão micro da massagem holística, há diversas técnicas que podem ser aplicadas pelo profissional obedecendo ao paradigma holístico, entre elas, algumas são:


Shiatsu / Trabalho de reeducação postural global / Isostretching  / Reflexologia / Reiki / Mobilização Neural / Acupuntura




A visão integral do ser humano, não apenas pautado na doença, como na medicina tradicional, possibilita um trabalho holístico sem igual, ou seja, a preocupação no todo e não nas partes que compõem o todo faz com que haja uma integração entre o corpo, a mente e o espírito, viabilizando uma saúde integral e eficaz para o paciente, mediante seus problemas, sejam eles físicos, emocionais ou espirituais, tendo a possibilidade de que sejam a somatória de todos.

A massagem holística é um método dinâmico de tratamento no qual a manutenção da saúde ocorre de maneira horizontal. Na medicina ocidental a relação entre profissional e paciente é vertical, ou seja, o médico realiza o diagnóstico, onde verifica os fatores do que possivelmente está prejudicando a saúde do paciente, enquanto este, de forma passiva, não interfere nas análises do doutor.

No sentido contrário, horizontalmente, a massagem holística é um tipo de terapia que pode ser associado a uma ponte entre profissional e paciente. Tanto quem recebe a massagem, quanto quem pratica estão em perfeita sintonia. Com isso, o papel do paciente é mudado. Ele passa a se tornar um indivíduo capaz de realizar a autocura através dos métodos holísticos, tendo como base a massagem holística.



Quiropraxia na massagem holística

como funciona e pra que serve

 
A quiropraxia é uma técnica que envolve a utilização das mãos sobre o paciente, apalpando-o de forma dinâmica ou estática, a fim de reduzir as tensões corporais. Este é um dos métodos adotados pelos massagistas holísticos para diminuir o estresse e desconfortos físicos. Com isso, são identificados desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais.

A técnica não necessita de procedimentos invasivos, ou seja, o paciente não realiza nenhum tipo de cirurgia, contando apenas com as habilidades do terapeuta holístico para solucionar o problema. O profissional, por sua vez, está habilitado a localizar sinais de alterações térmicas, edemas, espasmos musculares, atrofias etc.

É muito comum que informações adicionais sejam exigidas pelo massagista holístico como exames radiológicos ou laboratoriais, a fim de que seja apontado um possível encaminhamento para outros especialistas. É de atribuição do terapeuta holístico indicar para o paciente a utilização de aparelhos, tais como:

Sapatos  /  Calços  /  Muletas




Auriculoterapia como técnica de massagem holística

como funciona e pra que serve

 
A atuação do terapeuta holístico não se limita aos membros inferiores e superiores, ou mesmo ao corpo. A auriculoterapia é uma técnica que possibilita a análise e até o tratamento no pavilhão auricular. 

Neste tipo de tratamento há agulhas próprias para realizar os estímulos nos ouvidos. Elas são chamadas de auric. Este objeto é descartável, além de ser de uso único. São utilizadas as agulhas do tipo percevejo, em que a base circular é de 3mm. Sua penetração máxima na orelha do paciente deve ser de até 1,5mm.



Terapia corporal como técnica de massagem holística

como funciona e pra que serve

 

A terapia corporal é uma técnica especial que envolve o toque manual e sutil do profissional. Ela é utilizada predominantemente nas extremidades dos membros superiores, como as mãos, e dos membros inferiores, como os pés. O objetivo é proporcionar ao paciente o relaxamento psicofísico e também trabalhar o inconsciente. 

Sua aplicação pode ser feita tanto individualmente quanto em grupo. Diante de tal técnica é possível que fiquem em evidência as emoções reprimidas, lembranças traumáticas e sonhos perturbadores, que podem ser trabalhados ao longo da massagem holística. Depois desta etapa, é provável que o cliente se sinta melhor para tomar decisões e resolver questões de saúde.

Profissionais mais experientes são capazes até mesmo de realizar leituras corporais por meio da terapia corporal, cujo objetivo é estudar cada gesto realizado pelo paciente, o formato corpóreo, a postura, os tipos de movimentos mais e menos frequentes, para que o massagista holístico tenha a dimensão dos sentimentos e pensamentos do paciente.

Neste procedimento estão incluídos alguns tipos de técnicas orientais milenares, tais como:

Jim shin jyutsu  /  Massoterapia  /  Reflexoterapia  /  Terapia reichiana




Terapeuta holístico

como funciona e pra que serve

 
As possibilidades abarcadas pelo terapeuta holístico para tratar do paciente são muitas. Todas elas envolvem as relações entre corpo, mente e espírito, a fim de que o indivíduo tenha uma vida mais saudável consigo mesmo, obtendo maior satisfação pessoal e profissional, sabendo lidar com as mais variadas situações do cotidiano.






Contato

 

Tel: (11) 5084-0685
Whatsapp: (11) 9 6100-7636


Nome:
e-mail:
Telefone:
Mensagem:
enviar



SiteOffice©
subir